Inicio / Empregos / Como fazer currículos – Dicas de como fazer e vídeo

Como fazer currículos – Dicas de como fazer e vídeo

Vejas dicas fundamentais de como fazer currículos abordando todos os pontos positivos do documento e um vídeo ótimo com o passo a passo.

Como fazer currículos - Dicas de como fazer e vídeo

Aprenda a como fazer currículos. São ótimas dicas para você elaborar um documento perfeito, pronto para ser entregue para os contratantes.

Como fazer currículos

Fazer um currículo é essencial para quem está procurando emprego. Ele é um documento que o contratante verá suas habilidades profissionais e sua personalidade. Escrever um currículo da forma carreta é essencial para chamar atenção do empregador, e um mal feito poderá ser descartado sem ao menos ser lido por completo.

A primeira coisa que você deve saber ao fazer um currículo é não mentir. Como diz o ditado, “mentira ter perna curta”, e com certeza o contratante vai saber se alguma informação for falsa. Seja sincero ao elaborar o seu documento, mesmo sem nunca ter trabalhado na área. Muitos contratantes gostam de pessoas cruas e que nunca tenham trabalhado. Com isso, eles podem montar o empregado perfeito, treinado da forma exata para a empresa. Isso não é raro, muitas empresas preferem empregados assim.

Vamos começar do zero. É um passo a passo de como fazer currículos com perfeição.

Dados pessoais:

O documento sempre começa com apresentação do profissional. Informe o nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, estado, e-mail e telefone, que poderá ser fixo ou celular. O CEP será opcional, e informa se quiser. Eu indico por, pois facilita uma localização, principalmente se alguma resposta do emprego for vir pelos correios.

Objetivo profissional:

Deve ser informar os interesses do profissional e mostrar de forma clara sua posição de interesse referente ao trabalho que eles vão proporcionar. Exemplos de objetivo profissional.

Qualificações:

De forma resumida deixe informações positivas da sua carreira. Tente chamar atenção do empregador. Informe para ele sua habilidades, conhecimentos e experiências que possivelmente serão positivas para o trabalho em questão.

Formação acadêmica:

Coloque o último grau de escolaridade, caso não tenha nível superior, deixe o nível médio. Coloque o nome da última instituição, curso, ano ou previsão de término.

Experiência profissional:

Caso não tenha nenhuma, coloque suas aventuras, como por exemplo, algum bico que tenha feito em uma empresa, estágios ou trabalhos no centro acadêmico da faculdade. Coloque a responsabilidade que tinhas nessas experiências.

Cursos complementares:

São cursos de curta duração, ou extracurriculares. Informe o nome da instituição, mês, ano de término e carga horária.

Idiomas:

Informe com honestidade os idiomas que fala e o seu domínio sobre o mesmo. Por exemplo, inglês básico, intermediário, avançado e fluente. Você poderá ser testado na entrevista de emprego, com isso não ponha mentiras.

Informática:

Informe seus conhecimentos com programas categorizando-os. Caso tenha curso coloque no mesmo padrão de cursos complementares. Nessa parte você poderá informar coisas que você aprendeu no dia a dia usando o computador, como por exemplo, photoshop, word e outros programas de textos, cálculos e edição.

Outras informações importantes:

Podem ser informados trabalhos voluntários e coisas que tenham relação com o trabalho.

Vídeo de como fazer currículos

Dicas complementares de como fazer currículos

Na hora de fazer currículos tome cuidado com erros de português. Com isso, caso você não domine bem a língua portuguesa, peça para algum amigo corrigir erros. Não coloque assinatura, data e foto no currículo.

O objetivo profissional deve variar de acorda com o emprego que você concorrer. Nessa hora que você deve pesquisar um pouco sobre a vaga e por um objetivo profissional relacionado.

Leia também – Currículos prontos para preencher.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *