Inicio / Consertar Coisas em Casa / Como trocar resistência do chuveiro

Como trocar resistência do chuveiro

Veja o passo a passo de como trocar resistência do chuveiro e não tome banho frio. Saiba também por que ela queima e como evitar esse problema comum.

como trocar resistência do chuveiro foto  Veja como trocar resistência do chuveiro e não passe mais sufoco neste inverno tomando banho e água fria. O conserto é muito rápido e uma resistência nova custa em torno de R$ 5,00 para um chuveiro simples.

Por que resistência do chuveiro queima?

Por diversos motivos a resistência do chuveiro queima. O principal motivo é fiação velha, de baixa qualidade ou frágil demais. Quando isso acontece os fios aquecem ocorrendo a queima da resistência do chuveiro. Esse problema é fácil de resolver, pois os disjuntores começam a desarmar com frequência.

O erro comum quando isso acontece é trocar o disjuntor por um mais potente. Se ele está desarmando é por causa de super aquecimento. Quando você troca por um mais resistente o disjuntor aguenta mais calor e a resistência não aguente.

Se o seu chuveiro queima muito é preciso verificar fiação. Caso você não faça essa manutenção irá continuar jogando dinheiro fora. Sem contar que vai correr o risco de um incêndio e curto circuito em sua rede elétrica, ocorrendo a queima de eletrodomésticos.

Outro problema que causa a queima da resistência, é ligar o chuveiro sem água fria. Primeiro é preciso ligar o mesmo no frio para que a água frio passe pelo equipamento. É uma tarefa simples, mas poucas pessoas fazem.

Além disso, colocar um disjuntor muito superior a carga do chuveiro. Quem irá aquecer será a resistência, ocorrendo a queima.

Converse com um eletricista para saber se sua fiação está em bons condições. Você irá gastar um dinheiro com o mesmo, mas será um valor único, pois nenhum outro eletrodoméstico sofrerá com o super aquecimento.

Como trocar resistência do chuveiro

Veja como trocar resistência do chuveiro é simples. Primeiro você deve olhar no manual do chuveiro qual resistência é indicada pelo fabricante. Normalmente no próprio chuveiro possui a instrução. Faça uma pesquisa para comprar a correta.

Você pode comprar resistência em lojas de materiais de construção. Uma resistência comum custa em torno de R$ 5,00. Com a instalação do chuveiro em perfeito estado ela pode durar até mesmo, ou até anos.

Para trocar a resistência do chuveiro você deve seguir um simples passo. Desligue a eletricidade da casa por completa para não ter risco de curto, ou até mesmo um acidente. Por ser um local que passe água, o chuveiro torna-se um equipamento muito perigoso. Faça o manuseio usando um chinelo de borracha ou bota.

Se preferir pode tirar o chuveiro da parede. Caso tenha uma escada grande, pode fazer o conserto sem precisar tirar o mesmo. Com o chuveiro em mãos, tire a tampa de baixo. Ela é de rosca e solta rodando no sentido anti-horário. Tire a segunda tampam, onde fica o fio terra. Tenha cuidado para não quebrar o fio terra, pois ele é necessário para segurança do equipamento. Agora tire a resistência antiga, que estará quebrada e coloque a nova. Feche tudo e instale o chuveiro de novo.

Para ajudar você ainda mais, veja um vídeo ensinando a como trocar resistência do chuveiro. É um passo a passo para você não errar.

O segundo vídeo ensina a consertar a resistência queimada. É para emergência e não deve ser usado em longo prazo. Assista abaixo:

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *