Inicio / Animais Domésticos / Coruja de estimação

Coruja de estimação

Veja se é possível ter uma coruja de estimação e os cuidados que um animal silvestre desse tipo precisa para viver com saúde.

É possível ter uma coruja de estimação? Sim, é possível. Apesar de ser um animal silvestre, a coruja se adapta muito bem em cativeiro, mas é preciso dar a ela condições adequadas para manter a saúde. Existem corujas que são comercializadas como animais de estimação. Elas nascem em cativeiro e possuem licença. O preço de uma coruja fica em torno de R$ 1000,00 a R$ 3000,00.

coruja de estimação foto 5
Minha coruja de estimação. Murucututu de barriga amarela.

Minha coruja de estimação

Minha coruja de estimação é uma murucututu de barriga amarela. Ela não possui registro e está ilegal comigo, mas não a retirei da natureza de forma ilegal. Ela foi resgatada de uma obra do governo (transolimpica), aonde área de preservação foi totalmente devastada para construção de uma via expressa que corta vários bairros na cidade o Rio de Janeiro. Seu ninho foi destruído e a única solução que tive foi leva-la para casa.

Pesquisei muito sobre o que fazer. A solução era ligar para CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres). Fui informado que tinha que levar o animal até o local, que era bem longe de onde eu moro. Eles se negaram buscar. Conversando com veterinários fiquei sabendo que os animais nas CETAS estavam passando fome, pois o Ibama não estava liberando verba para compra de alimentos. Com isso, fui pesquisando como cuidar a coruja e aprendi tudo.

Quando a coruja comprou um ano comigo a soltei no Parque Estadual da Pedra Branca. Perto de um sitio, mas um mês depois fui informado por amigos que ela estava na casa de um senhor. Fui lá a busquei o animal novamente e ela está comigo até hoje.

Sua alimentação é totalmente de ratos e insetos. Quando comecei passei a criar ratos twister em casa, mas por causa do mal cheiro passei a comprar em criadouros. Eles vêm abatidos e congelados. Lembrando que são ratos de raça, ou seja, não são aqueles de esgoto.

Para criar coruja é preciso ter paciência. Ela não é um animal como um papagaio. Ela precisa voar e se exercitar para garantir uma boa saúde. Ela não pode ficar presa em locais pequenos.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *