Inicio / Empregos / Demissão por justa causa

Demissão por justa causa

Veja informações sobre Demissão por justa causa e saiba seu direito nestas circunstanciadas.

demissao justa causa fotoA demissão por justa causa acontece quando o funcionário faz alguma falta gravíssima dentro do trabalho. A pessoa demitida nesta circunstância perde diversos direito, como FGTS e seguro desemprego, além de ficar com o currículo manchado na hora de procurar e prego em outros lugares.

Motivos para demissão por justa causa

Há diversos motivos para demissão por justa causa. Algumas empresas podem ter regras próprias que ao você assinar o contrato, estará aceitando essas regras.

Existem alguns motivos comuns que podem justificar a demissão por justa causa, são eles roubo ou falsificação de documentos, assédio moral ou físico a outros funcionários, negociação por conta própria dentro da empresa, por exemplo vender comida, objetos e outros coisas, beber ou chegar embriagado dentro do trabalho, preguiça e falta de empenho, serviço mal executado, violar segredos importantes da empresa, faltar por mais de 30 dias que garante o abandono da função.

Essa demissão só será valida se tiver provas concretas contra o funcionário. O mesmo poderá recorrer a justiça caso não concorde com alguma coisa da demissão. O empregador também poderá aplicar a demissão por justa causa no momento que acontecer o problema, pois alguns motivos como falta perdem a validade com o tempo.

Direitos por demissão por justa causa

A pessoa demitida por justa causa perde o direito a vários benefícios, como FGTS, férias vencidas, décimo terceiro salário, multa de 40% do FGTS e o seguro desemprego. Se o empregado tiver menos de um ano de serviço terá direito apenas ao salário família e ao saldo de salário mensal.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *