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A importância da proteína para ganhar massa muscular

Saiba tudo sobre a importância da proteína para ganhar massa muscular e aprenda a montar uma alimentação saudável e ganhar músculos.

Quem está sempre praticando atividades físicas e em busca do corpo ideal sabe que não é fácil ganhar massa muscular sem uma alimentação rica em proteínas. Isso porque elas são responsáveis pela formação de fibras musculares e pela recuperação dos músculos após as microlesões ocasionadas pelos movimentos realizados na academia ou pela simples rotina do dia a dia.

Porém, nem todas as proteínas são boas para uma hipertrofia muscular. As proteínas ruins vêm acompanhadas de gordura saturada e podem atrapalhar o seu objetivo, além de aumentar o colesterol e causar doenças cardiovasculares.

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Qual o papel das proteínas nos músculos?

As proteínas são formadas pela combinação de aminoácidos e cada tipo participa de uma função diferente nos nossos músculos. A actina e a miosina – que compõem as proteínas –  são responsáveis pelo processo de contração muscular.

Cada uma delas é responsável pela produção de aminoácidos que não podem ser formados pelo nosso organismo. Eles são os maiores responsáveis por diminuir o grau da lesão provocada nos músculos durante os exercícios.

Por isso, o consumo de proteínas deve ser sempre maior que a degradação muscular provocada pelos exercícios para que você possa ganhar massa magra.

Como escolher bem as proteínas para ganhar massa muscular?

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Sabendo que não é uma tarefa fácil, nós separamos uma lista de alimentos ricos em proteínas boas para serem consumidas e que podem te ajudar a conseguir resultados. Veja:

Carnes vermelhas: São ricas em sais minerais (zinco, ferro e selênio) e de creatina –  composto nitrogenado que garante mais energia para o músculo e melhora o seu desempenho nos treinos.

  • Patinho
  • Músculo
  • Maminha
  • Lagarto
  • Filé Mignon
  • Coxão duro
  • Coxão mole

Carnes brancas: São ricas em aminoácidos essenciais e muitas vitaminas, como B3, B6 e Selênio, que ajudam a aumentar a energia.

  • Frango
  • Salmão
  • Sardinhas
  • Atum
  • Tilápia

Proteínas de origem animal: são ricas muito ricas em nutrientes  e, além de sua ação antioxidante, podem ajudar no controle da sudorese excessiva.

  • Soja
  • Amêndoa
  • Grão de Bico
  • Lentilhas
  • Feijão

Proteínas não devem ser consumidas em excesso

Apesar de benéficas para o ganho de massa muscular, as proteínas não devem ser consumidas em excesso. O exagero causa maior excreção do cálcio pela urina, o que pode causar um desequilíbrio do pH. A consequência é uma maior possibilidade de provocar doenças renais.

Enviado por Henrique Souza do blog Testosterona.me.

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