Inicio / / Variados / Idéias de Como Decorar Festa Junina

Idéias de Como Decorar Festa Junina

Veja ótimas Idéias de Como Decorar Festa Junina e divirta-se nessas festas “deliciosas”.

Idéias de Como Decorar Festa Junina foto 1O mês de junho traz consigo fogueiras, fogos artifício, muito milho, bolo, pipoca e amendoim devido às comemorações juninas que são as festas mais deliciosas do ano. As Festas juninas ou festas dos santos populares acontecem em vários países do mundo, sendo, portanto comemorações muito tradicionais que trazem consigo todo esse aconchego e identificação especialmente dentro da cultura brasileira. Para produzir uma festa junina é muito importante atentar-se principalmente à decoração e ao Buffet. Através de materiais baratos como palha, papéis coloridos, crepom e retalhos de tecidos e usando a criatividade é possível fazer uma decoração super interessante que vai ajudar seus convidados a entrarem no clima.

O Buffet é fundamental para compor a decoração, por isso é importante realizar um orçamento para planejar os comes e bebes já que o cardápio junino costuma ser bem vasto, podendo o Buffet junino conter: Maçã do amor; bolo de tapioca, milho assado, bolo de milho, milho cozido, canjica, amendoim cozido, paçoca, pé-de-moleque, quindim, quentão, licor, pipoca e outras inúmeras comidas deliciosas.

Como neste ano de 2014, as festas juninas ocorrerão coincidentemente na mesma época da Copa do Mundo, que como todos nós sabemos será sediada no Brasil, então sua decoração poderá unir o toque tradicional junino juntamente com o clima de competição esportiva entre amigos e família. Então, a decoração necessitará de um telão devidamente ajustado para o acompanhamento dos jogos e poderiam também ser distribuídos aos convidados bandeirinhas do Brasil como lembrancinhas para que ajudassem a entrar no clima de Copa do Mundo. Em alguns sites online podem ser encontrados diversos enfeites para a festa junina da copa como bolas, bandeiras, balões, fitas e guirlandas, além de fantasias juninas e descartáveis úteis aos convidados como copos e pratos.

O local onde ocorrem as comemorações juninas é chamado de arraial. Geralmente, o arraial é decorado com bandeirinhas, balões e palha de bambu. É no arraial que acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões e os casamentos caipiras. Uma tradicional quadrilha junina pode tornar a sua festa muito mais animada e divertida. Ajudará a compor a decoração do espaço para quadrilha, chapéus de palha que podem ser espalhados no ambiente e um boneco de espantalho.

O espantalho pode ser improvisado utilizando um boneco velho, ou poderá ser comprado um boneco já pronto em casas especializadas. E como todo arraial tem casamento: Pode-se decorar um altar com flores campestres e arranjar fantasias de noivo e noivinha caipira. Um painel também poderia ajudar a compor a decoração, principalmente se for confeccionado abusando da estampa xadrez. Outra dica seria usar uma fogueira falsa, se acaso não tiver espaço suficiente no ambiente para fazer uma fogueira de verdade, então, faça uma de mentirinha utilizando alguns gravetos e papel laminado vermelho, azul e amarelo.Idéias de Como Decorar Festa Junina foto 2

A definição do som também é importante, pois após o jogo é hora de comemorar o placar ou afogar as mágoas ao ritmo de muito forró. Se acaso não existirem recursos financeiros para chamar uma banda que toque ao vivo, talvez haja a possibilidade de dispor alguns instrumentos musicais da cultura popular junina para chamar os convidados a tocá-los; bem como os próprios instrumentos musicais também podem servir como objetos de decoração.

A decoração ainda poderá ser caprichada utilizando uma iluminação que abuse de luminárias estilo lamparinas. Mas, ainda em clima de Copa, podem ser improvisadas lamparinas feitas com papel Color Plus verde e amarelo, nas cores da bandeira do país e penduradas em spots de luz por todo ambiente. Nos cantinhos mais aconchegantes algumas almofadas de chita poderão dar um toque especial e bastante temático à decoração da festa. Portanto, utilize algumas almofadas velhas para dar este toque especial, sendo que é necessário escolher almofadas que precisem de uma capa e forre-as com uma estampa de texturas caipira.

Para um arraial bem autêntico, uma bela mesa junina é essencial tanto por quem optar receber os convidados em casa ou até mesmo para aqueles que desejam montar uma composição em outros espaços de campo. A dica é colocar uma toalha estampada na sua mesa, de preferência chita ou xadrez; cestinhas de tela para dar aquele charme especial e vidros que possam ser reciclados, utilizando-os como vaso de flores, poderá ser feita uma amarração com sizal nos vidros para dar um toque especial. Pronto! A mesa já poderá ser usada para servir os comes e bebes típicos da festa.

Os doces dos salgados em mesas diferentes. Exemplo de alimentos na mesa de salgados: amendoim torrado, biscoito de polvilho, cachorro quente, churrasco (bovino, frango e lingüiça), cuscuz, milho cozido, milho verde, pastel, pinhão, pipoca, pratos regionais, salgadinhos diversos e sanduíches. Já a mesa de doces poderá conter: amendoim doce, arroz doce, algodão doce, batata doce, bolo de milho, bolo de fubá, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bolo de aipim (mandioca), bom-bocado, broa de fubá, canjica, churros, cocada, doce de batata doce, doce de abóbora, doce de abóbora com côco, doces de beterraba, doce de leite, espetinhos de fruta com chocolate, gibi (doce de amendoim), maçã do amor, pamonha, paçoca e pé-de-moleque. O bolo pode ser gelado e embrulhado em pacotinhos feitos com palha de milho (parecendo pamonhas) e colocados sobre a mesa.

A mesa de comes e bebes poderá ser substituída por barraquinhas de comidas típicas, merecendo assim uma atenção especial na decoração. Para enfeitá-la, podem ser usadas, palhas, fitas e muitos outros adereços, porém a barraca deve ser posicionada de modo que me permita à correta circulação das pessoas.  Os alimentos devem ser acondicionados em guardanapos e/ou pratinhos descartáveis; reserve gelo para as bebidas e não esqueça que os colaboradores das barracas de alimentos e bebidas devem sempre usar luvas e touca de cabelo. Depois de todo trabalho e dedicação é hora de aproveitar esta festa deliciosa com família e amigos e contar histórias que rendam vários outros encontros. Aproveite!

Imagem bandeiras por Dan Queiroz de Flickr’s Creative Commons

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *