Inicio / Carros e Motos / Mercado automotivo em constante crescimento no Brasil mesmo em momentos de crise

Mercado automotivo em constante crescimento no Brasil mesmo em momentos de crise

Não é novidade que o brasileiro é louco por carros, a paixão é tanta que existe até mesmo uma data especial para os amantes da velocidade, no dia 13 de maio é comemorado o Dia do Automóvel no Brasil. Evidente que essa devoção aos veículos sempre chamou a atenção dos grandes fabricantes ao longo dos anos, fazendo com que muitas marcas olhassem para o mercado nacional.

Essa afirmação pode ser facilmente comprovada quando analisarmos os números envolvidos nesse lucrativo mercado, aonde fez com que uma invasão, assustadora, de montadoras chegassem em terras tupiniquins.

Buscando expandir seus lucros, e por consequência consolidar suas marcas, elas vêm cada vez mais expandindo no território nacional, evidentemente atraídas devido a muitos fatores. O governo brasileiro a muitos anos vem investindo para atingir esses números crescentes de fabricantes, sendo um dos principais motivos a isenção de impostos. Mas claro que outros fatores também ajudam nisso, como o baixo custo para a produção de um veículo para exportação em nossas terras, e ainda a nossa cultura de consumo e adoração de veículos.

Carro Vitara

Claro que nem tudo é apenas favorável para as gigantes mundiais, muitos desses benefícios e investimentos conceitos pelo governo brasileiro reflete diretamente no consumidor. Todos sabemos que a concorrência, quando feita de forma justa, ajuda muito o mercado, e ainda com uma variedade maior de empresas fornecendo modelos variados (para gostos variados), os carros podem chegar ao mercado com preços mais competitivos, dessa forma atingindo uma faixa social muito maior.

Com uma variedade grande de marcas e modelos, fica quase impossível não agradar o gosto do brasileiro. As montadoras, visando ampliar suas vendas, buscam incansavelmente trazer novidades para o mercado mundial, como é o caso do novo vitara da Suzuki – que mesmo não estando disponível no Brasil, vem chamando a atenção por ser um veículo utilitário, atrevido e ao mesmo tempo esportivo e ainda com opções de personalização.

Outro fato importante de ser mencionado na instalação de montadores no Brasil, e a geração de empregos diretos e indiretos além de também trazer e agregar as tecnologias dos automóveis ao nosso país e nosso mercado. Algumas montadoras buscam criar diferenciais para seus lançamentos, como a apresentação nacional suzuki que chamou a atenção dos consumidores da Europa.

Mesmo enfrentando uma forte crise econômica e política, que ocasionou no afastamento recente de sua presidente (Dilma Rousseff), e claro afetando diretamente o setor, o Brasil tenta se manter competitivo e buscando atrair seus consumidores. Um setor que está indos contra todas as pesquisas, que indicam retração em vendas de carros zeros, o mercado nacional de veículos usados que vem superando todas às expectativas.

Preço baixo, financiamento facilitado, opcionais de luxo são alguns dos motivos que fazem os consumidores brasileiros optarem por carros usados (que normalmente tem em média 10 anos de uso). Acredita-se também que um fator importante para tais aumentos nas vendas desse setor, seja a facilidade atual (devido à internet) de encontrar peças de reposição. Com apenas alguns cliques ao navegar na internet somos apresentados a diversas lojas como a auto-doc.pt, que trazem uma variedade de opções e preços acessíveis.

O Brasil se mostra, nesse momento de crise, uma forte potência mundial pelo simples fato de se manter competitivo em meio a diversas dificuldades econômicas. Isto faz com que muitas empresas, e claro as montadoras de veículos, se sintam confiantes em um futuro mais tranquilo, mas claro que para chegar lá muito precisa ser feito, e muitas delas estão convictas que essa fase conturbada possa passar mais rápido do que muitos imaginam.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *