Inicio / Saúde / Pessoas tatuadas podem doar sangue?

Pessoas tatuadas podem doar sangue?

Pessoas tatuadas podem doar sangue? Veja a verdade sobre isso e saiba os motivos que impedem uma pessoa recém tatuada de doar sangue.

A maior duvida sobre doação é se pessoas tatuadas podem doar sangue. Sim, mas é preciso esperar 12 meses após ter feito a tatuagem. Não é um preconceito com pessoas tatuadas, mas sim uma segurança para quem vai receber o sangue.

Pessoas tatuadas podem doar sangue foto

Por que pessoas tatuadas só podem doar sangue depois de 12 meses?

Esse prazo é devido as grandes chances de contrair vírus. Apesar de a tatuagem ser feita de maneira muito higiênica as chances de contrair um vírus é enorme, e não é interessante para uma pessoa debilitada receber o sangue com um vírus, pois poderá ser fatal.

Muitos tatuados podem entender isso como preconceito, mas é apenas uma segurança para saúde publico. Você pode fazer sua tatuagem e ter certeza que foi feita de maneira correta e com matérias descartáveis, mas não são todos os casos, e como não é possível saber como cada tatuagem foi feito eles preferem evitar todas.

As restrições para doar sangue não são apenas para tatuagens

Pessoas que colocaram piercing não podem doar no prazo de 12 meses pelo mesmo motivo. Além disso, caso o piercing seja na região de mucosa, seja ela oral ou genital a pessoa fica impedida de doar o sangue até que retire o piercing e espere o prazo de 12 meses.

Como doar sangue

Doar sangue é muito simples. Você deve procurar um local de coleta em sua cidade e submeter ao procedimento. Para encontrar um local mais próximo de você acesse o link Como doar sangue e salvar vidas. Nele explicamos melhor tudo sobre o procedimento e formas de encontrar locais próximos de sua casa.

Comentários no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *